segunda-feira, 8 de junho de 2015

Sandeul para Daum News

[TRANS] Sandeul e a máscara de pétalas e seda, dramático, sucesso.
Sandeul é o vocalista principal do popular grupo de ídolos B1A4. Ele já é conhecido por ser um vocalista talentoso pelos fãs, mas foi recentemente no programa King of Masked Singer da MBC que ele ganhou muito destaque e apoio de várias gerações. Ao usarem uma máscara, esse programa traz o foco apenas para os talentos vocais dos cantores, e foi nesse programa que ele recebeu muitos aplausos por seu talento vocal arrepiante e seu jeito inovador no palco.
“Havia muito preconceito sobre mim por ser um ídolo, e havia palavras-chave ao meu redor. Mas essa máscara me ajudou a me sentir mais livre”.
Recentemente, no programa King of Masked Singer da MBC, essas palavras ditas pelo vocalista principal do B1A4, Sandeul (23 anos, Lee Jung Hwan), tocaram até mesmo o coração de muitos telespectadores de meia idade, que inicialmente não sabiam quem ele era. King of Masked Singer é um programa que exclui qualquer fator que possa causar algum tipo de pré-conceito, como a ocupação, a identidade e a aparência da pessoa. É um show no qual a competição depende somente do talento vocal. Usando máscaras especiais, as celebridades sobem ao palco capazes de cantar livres de quaisquer preconceitos ou pré-conceitos que tinham sido usados contra eles até aquele ponto. Depois de cada episódio, os apelidos de cada um deles aparecem no topo das pesquisas, junto com as tentativas dos internautas de descobrirem suas identidades.
No início do programa, o elemento surpresa que ajudou a elevar o ibope foi Sandeul e a “máscara de pétalas e seda”. No palco, durante o primeiro episódio do Masked King, ele perdeu por apenas dois votos para Luna do F(x), que usou a máscara ‘Gold Rocker’. Apesar disso, o talento vocal de Sandeul recebeu admiração não apenas dos jurados e da audiência presente, mas também dos telespectadores, brilhando nos holofotes através da identidade de “Máscara de pétalas e seda”. Embora sua voz tenha passado a impressão de alguém com experiência, ele teve uma aparência inovadora e seus vocais transbordaram carisma, e ele mudou seu estilo de cantar voluntariamente e com facilidade. Por causa disso, não foi fácil determinar que ele era um membro de um grupo de ídolos. Isso foi por causa do preconceito de que ídolos só sabem dançar e ter uma boa aparência, ao invés de terem bons vocais.
Talvez a máscara me deixe livre
Embora seja uma situação triste dizer que ele é a ‘joia escondida’ de um grupo que debutou há 4 anos e está no topo, a verdade é que se alguém não é fã do B1A4, essa pessoa não deve nunca ter ouvido falar do seu nome ou lembrar do seu rosto.
Na verdade, essa não foi a primeira vez que Sandeul surpreendeu as pessoas com seus talentos vocais. No programa Immortal Song da KBS, ele cantou 'I’m a Candle Before You’ do cantor Im Jae Bum, ganhou de Hweesung, e recebeu elogios por muitas outras apresentações como ‘My Way of Love’ de Shin Seung Hoon, ‘Be Blunt’ de Seo Yoo Seok, ‘Forgotten Season’ de Lee Yong, e ‘In Your Arms’ de 해바라기(Sunflower). Durante o Immortal Song especial King of Kings, Sandeul até mesmo apareceu como o único ídolo convidado, e se tornou um assunto muito comentado novamente por seu cover de ‘Cosmos Flower Song’ de of Kim Sang Hee com seu profundo tom vocal.
Não é fácil para um ídolo pegar uma música de seu próprio álbum, subir no palco e receber elogios no Immortal Song ou King of Masked Singer. Não importa o quão bem eles cantem, seu talento vocal pode ser ofuscado por uma coreografia agitada ou por sua aparência. Ou podem suspeitar de que eles estejam dublando ou usando alguma tecnologia de áudio que transforme suas vozes. Além disso, por causa da natureza de um grupo de ídolos, é incomum que um único membro seja capaz de cantar uma boa parte da música sozinho, o que torna ainda mais difícil que seus vocais sejam propriamente avaliados. É muito comum que uma música termine depois que cada membro cantou apenas uma ou duas linhas. Talvez o rótulo de ‘ídolo’ seja um obstáculo para cantores incríveis como o Sandeul.
“Não sei. Algumas vezes eu ouço que eu devo ultrapassar o limite dos ídolos, mas essas palavras nunca me atingiram tão profundamente. Talvez eu esteja recebendo mais atenção porque eu sou um ídolo. Porque eu sou um ídolo, eu tenho tido essas oportunidades de cantar, e fui capaz de crescer através dos palcos que me foram oferecidos. Por causa disso, eu gosto da posição na qual estou. Quando eu ganhar mais experiência, eu acho que naturalmente serei capaz de fazer ainda mais coisas. Haverá mais programas como o King of Masked Singer onde ídolos podem mostrar seus talentos vocais”.
Sandeul é o representante de alguém que se tornou um ídolo por seus próprios esforços. A partir da vitória no Korean Youth Festival award para o Chinchin Star Festival, Chunjangdae Music Festival, Hamyang Wild Ginseng Festival, Geumsan Ginseng Festival, Pohang Festival, Songjeong Beach Festival, Kyungsung University Music Festival e até mesmo o Daecheong Music Festival, seus registros antes de debutar incluem sua participação e vitórias em quase todos os festivais musicais da Coreia. Esse homem nasceu e cresceu em Busan, e mesmo que não tenha tido um longo período de treino em Seul como os outros ídolos, ele foi capaz de demonstrar seu talento incrível em qualquer palco.
Para aqueles que sonham, se tornem ‘casca-grossa’
“Eu costumava ser muito tímido. Eu não era bom em apresentar trabalhos na escola, e sempre que meus professores me pediam para ler em voz alta, eu tremia de nervoso. Eu queria cantar, mas aquela personalidade tímida me segurava pelos tornozelos. Então eu pensei que isso não iria funcionar se continuasse assim, por isso decidi confrontar a mim mesmo. No primeiro ano do ensino médio, eu fui para o festival de música do meu bairro, um festival de flores de cerejeira e até mesmo um festival na praia. Eu procurei por qualquer palco no qual eu pudesse mostrar minhas habilidades. Minha escola era apenas uma escola normal, então nunca houve um estudante como eu que enviasse uma carta oficial para entrar em um festival de canto. No início, meu professor estava desconfortável com a situação e discutiu comigo, mas por causa da minha persistência, ele disse: “Certo, vou te dar uma chance”. Porém, o problema foi que eu não passei em nenhum desses festivais. E o mesmo aconteceu em uma audição no palco também. Eu estava tão nervoso que não consegui demonstrar nem 20% das minhas capacidades. Parecia que eu ia surtar. Fiquei tão frustrado, era como se meu coração fosse explodir”.
“Mas eu não podia desistir. Desde criança, meu maior sonho era ser um cantor, e eu realmente nunca pensei sobre fazer outra coisa. Então eu segui em frente e lentamente comecei a ver os resultados. No ano seguinte, eu ganhei um prêmio em todos os festivais dos quais participei. Assim, minha confiança aumentava, e minhas habilidades também”.
“O último festival que participei foi o Chunjangdae Music Festival. Por sorte, eu passei para a fase de audição, mas quando eu levei a carta de volta para a sala dos professores da minha escola, meu professor responsável me olhou preocupado. Ele brigou comigo, perguntando o que eu estava fazendo da minha vida quando eu estava no último ano do ensino médio e perguntou se eu não tinha notado que os outros alunos estavam estudando. Ele não assinou o documento para que eu participasse da audição. Não era apenas meu professor, mas meus amigos também se preocupavam comigo. Era uma reação óbvia, já que nenhum deles havia me ouvido cantar”.
Em cada intervalo, ele ia para a sala dos professores e tentava persuadir seu professor responsável. Na hora do almoço, todos os professores na sala tinham sua atenção focada nele. O professor principal não aguentava mais essa situação, e então disse: “Se você realmente quer ir para esse festival, cante na frente de todos nós agora”. Enquanto isso, os estudantes que passavam pararam para ver e se amontoaram ao redor da sala. No momento, aquela não era a hora para confusão. Se ele hesitasse, ele perderia uma oportunidade rara. Então ele fechou os olhos e, sem nenhuma música de fundo, cantou bem alto e conseguiu a permissão de seu professor responsável. Por sorte, ele foi capaz de ganhar o prêmio, o que lhe resgatou um senso de honra.
O ídolo com alto astral, Sandeul, que diz que vai trabalhar duro e cantar para retribuir sua mãe, que abriu a ele os caminhos para que se tornasse um cantor, e sua irmã mais velha que desistiu de entrar em uma escola de arte para ajudar seu irmão a seguir o seu sonho.
Professores, pais... Facilitadores escondidos
“Assim que ganhei o prêmio, eu corri para a sala dos professores e o coloquei na mesa do meu professor. Foi naquele momento que ele me encorajou, pois estava feliz. A partir dai, eu fui para Seul e fui um trainee por cerca de um ano. Isso também foi algo que nunca tinha acontecido com ninguém da minha escola antes. Depois de debutar, eu visitei meu professor responsável e então ele me contou algo que eu não sabia. Por minha causa, ele teve um encontro com o diretor. Meu professor disse que teve que persuadir o diretor, dizendo: ‘Junghwan não é uma criança que deve apenas estudar. Ele canta realmente bem, então devemos apoiá-lo’. Eu sou muito agradecido por isso”.
Com 19 anos, não foi fácil viver separado de sua família pela primeira vez e passar seus dias com pessoas com as quais ele não estava familiarizado. Mas, apesar disso, ele nunca pensou que era impossível. Embora não soubesse quanto tempo ia levar, ele tinha confiança de que iria se tornar um cantor, o que o ajudou a se livrar de sua ansiedade e nervosismo.
“Quando vim para Seul, meu pai disse: ‘Você será um cantor de qualquer forma, então não importa como isso vai terminar, apenas pense nisso tudo como uma boa experiência. Se as coisas não derem certo, faça suas malas e volte pra casa. Não vai significar que você tenha perdido nada’. Suas palavras me deram muita força. Na verdade, antes de eu ir para Seul, meu pai era contra eu me tornar um cantor. Ele se preocupava porque já existiam muitos cantores incríveis e me perguntava por que eu estava cantando ao invés de estudar. Isso acabou se tornando uma grande motivação para mim. Se ele tivesse dito ‘Ótimo, então não estude e apenas cante’, eu talvez não tivesse praticado com tanto empenho. Não sei se teria feito as coisas tão bem se não estivesse sendo pressionado por suas expectativas”.
A pessoa que o deu garantia de que poderia se tornar um cantor foi sua mãe. Para seu filho, que implorou para ser enviado a uma escola de canto desde o ensino fundamental, ela prometeu que o colocaria lá quando ele entrasse no ensino médio e cumpriu sua promessa. Com isso, ela perguntava a ele o que ele aprendia na aula todos os dias, e até mesmo pedia para que ele cantasse em frente a ela. Ele levava uma hora caminhando de casa até a escola de canto, e algumas vezes acabava chegando em casa depois de 1 hora da manhã. Mas mesmo assim, sua mãe ficava acordada. As críticas dela eram muito severas, a ponto de o fazer chorar. Ela dizia: ‘Você tem um longo caminho pela frente’ ou ‘Você não deve cantar essa parte assim’, não deixando escapar um mínimo detalhe. Para ela, não existe algo como analisar apenas por cima.
“Minha mãe gosta de música, e sabe muito sobre isso. Havia até um rumor de que ela tinha se especializado em ópera, mas isso não é verdade. Ela fazia parte do coral de sua escola. Ela é uma das grandes responsáveis por eu gostar de música. E, por causa dela, eu percebi a importância das letras de uma música. Costumávamos ter discussões sobre letras de músicas. Quando eu era mais novo, eu pensava que uma música era boa se a melodia era boa. Um dia eu estava ensaiando e subitamente encarei um grande obstáculo. Senti como se estivesse perdendo algo muito importante. Então pensei em algo que discuti com minha mãe. A letra. Eu fiquei arrepiado”.
Atualmente, os que estão ao seu lado e atuam como facilitadores são seus amigos e até mesmo professores, os membros do B1A4.
“Foi assim desde nossos dias como trainees. Naquela época, muitos grupos masculinos foram criados, mas nós iríamos ter sucesso, nós acreditávamos que realmente iríamos. Quando monitoramos um ao outro, não temos filtros. Não tentamos adoçar nossas palavras. Eu acho que isso é possível porque confiamos muito um no outro. Mesmo que seja um elogio ou uma crítica, dizemos essas coisas porque queremos ajudar um ao outro e então aceitamos isso de coração aberto, e pensamos em métodos alternativos juntos. E quando nos vemos melhorando, nunca nos esquecemos de oferecer um elogio e nos encorajar. Isso se aplica até mesmo agora com nossas atividades individuais. Quando Shinwoo Hyung estava se preparando para seu musical, eu gostei de poder oferecer ajuda a ele. Dividi com ele coisas que senti quando fiz meu musical, e disse a ele o que ele devia fazer para se preparar antecipadamente. Se houver uma situação em que eu tenha que atuar em um drama, eu serei capaz de pedir ajuda a Jinyoung e Baro. Quanto ao Gongchan, ele é muito bom com línguas. Quando estudo idiomas, eu vou até ele e faço perguntas”.
Garoto Sandeul, agora um adulto
Em sua infância, ele sonhava se tornar um cantor porque gostava de cantar. Ele pensava que se ele se tornasse um cantor, seria capaz de cantar suas músicas favoritas o quanto quisesse, e seria muito feliz. Apesar disso, quatro ano depois seu debut, seus pensamentos sobre cantar mudaram muito. Os fãs que estavam no ensino fundamental há quatro anos agora se tornaram estudantes do ensino médio, e há alguns fãs que até mesmo já se formaram e arrumaram um emprego. Não importa o que seus fãs estejam fazendo, ele sabe que sua música dá a eles esperança e conforto. Como a palavra “ídolo” simboliza, ele é capaz de dar as pessoas esperanças e energia para seguirem em frente, e através dessa energia, eles são capazes de ganhar força. Isso pode ser visto como seu destino.
Para chegar perto de realizar esse destino, agora é apenas o início. Como o pensamento de que ‘ídolos não podem cantar’ é um preconceito, ele também deve superar a noção de que ‘ídolos apenas precisam cantar bem’. Seguindo em frente, ainda há muitas coisas que ele precisa fazer. Isso é porque, acima dos talentos vocais, há incontáveis ídolos que sabem dançar, atuar e até mesmo falar bem. Para conseguir continuar cantando, e se tornar um artista verdadeiro, ainda há muitas coisas que ele precisa aprender. Como um cantor, há incontáveis coisas para se aprender; isso é algo que ele gradualmente percebe agora.
Há outra razão para que ele continue trabalhando muito duro. A razão é que ele finalmente tem a oportunidade de recompensar sua irmã mais velha, que desistiu de seu sonho de ser uma artista, por causa das condições financeiras da família. Durante o ensino médio, ela sonhava em entrar em uma escola de artes. Mas, quando descobriu que seu irmão mais novo entrou em uma escola de música para seguir seus sonhos, ela desistiu do seu.
“Minha irmã pensou nisso por um longo tempo por si mesma, e disse aos nossos pais que queria ser uma desenhista. Mas eu implorei a eles que me mandassem para uma escola de música porque meu sonho era ser um cantor. Por causa disso, eu acho que nossa mãe a persuadiu. Nossa família não tinha condições de pagar pelas atividades de nós dois, então ela perguntou a minha irmã se ela podia desistir por seu irmão. Depois disso, minha irmã nunca mais falou sobre desenhar novamente, e eu só descobri a verdade recentemente, que ela ainda tinha esse sonho de se tornar uma artista”. Agora é a hora de ele recompensar aqueles que cuidaram dele e deram apoio, durante sua jornada para realizar o seu sonho. Essa é a razão pela qual ele trabalha cada vez mais duro, e canta o melhor que pode.
[CRÉDITOS]
fonte: Daum News
trans kor-en: roz - bethe1all4one
trans en-pt: B1A4 Brasil (grupo)
retirar com os créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário